6.3.09

Espinafre é?

Notas de um observador:

Marinheiro Popeye, lembra.. aquele do espinafre. Pois é um personagem dos quadrinhos criado em 1929 que 4 anos depois virou desenho animado.
Aliás.. uma questão que sempre me intrigou: Porque ele come o espinafre pelo cachimbo?
Mas quem disse que ele sempre foi o bom moço que nossa geração conhece? Até meados dos anos 30 o Marinheiro Popeye era um bêbado encrenqueiro, que só comia carne e que detestava vegetais; tanto é que Monteiro Lobato ao se referir à ele em Memórias da Emília faz alusão à um sujeito mau caráter. A verdade é que até o marinheiro evoluir a comer espinafre e enxergar com os dois olhos ele era um porra louca politicamente incorreto.
Sim, enxergar com os dois olhos porque até um certo ponto da história o tal comedor de espinafre era caolho e por isso - ao menos é o que se diz - o nome Popeye. Sua tradução é algo como Olho estourado, ou arrancado.
Mas não é aí que eu quero chegar.

A idéia de fazer um personagem de desenho infantil virar um dependente de espinafre é muito nobre, claro! Se a intenção era (claro que era) fazer as crianças comerem tal hortaliça rica tão rica em Vitaminas e Ferro o objetivo foi alcançado, depois da popularização do desenho o consumo de espinafre aumentou 30% nos Estados Unidos. Mas como em tudo há uma mensagem subliminar...
Será mesmo espinafre que o nosso querido marinheiro parrudo ingere para se sentir melhor ou seria outra erva tão popular quanto?
A maconha trás, entre outros efeitos, alívio de dor. O que pode ser associado à coragem que o Popeye tem de brigar e a força dele aumentar significativamente. Ora, se a dor será inibida o que temer, de fato? E por isso ele luta pra defender sua amada Olivia das garras de seu arquinimigo Brutus.

Tese formada: Popeye era uma maconheiro de primeira classe!
Já trazia o produto em enormes quantidades em latas enfiadas bolso à baixo.

Tenho por certa a idéia de que alguém já conclui isso antes, óbvio demais! ah! Erva no cachimbo e ainda querem nos empurrar a idéia de espinafre, é? Mas como não conheço, nem li, nem nada assim sobre a teoria do meu pseudo autor eu fico com os créditos temporários pela descoberta!
É claro que eu não vou querer também os do ScoobDoo - tão óbvio ou até mais: maconheiros!
Furgão colorido, aquele jeito de hipponga, conversar com cachorro, ficar viajando em fantasmas e comer daquele jeito? Que outra explicação teria? Maconheiros, maconheiros, maconheiros! Talvez fosse até interessante promover um encontro do nosso ex-mal-elemento com o magricelo que conversa com cachorros.

Ainda não acredita? Como podem, eles, os criadores dos desenhos, fazerem isso.. tão descaradamente... Mas fazem! E se você ainda não acredita na minha teoria: eu indago novamente: Porque 'comer' o espinafre pelo cachimbo e não pela boca?

Em tudo no mundo há uma mensagem subliminar; oculta em algum canto... Fica no ar!

6 comentários:

Daiana Costa disse...

Eu nunca gostei de Popeye. :/

Anônimo disse...

É verdade.
Ano passado andei pesquisando a respeito das mensagens subliminares,e li que os desenhos da Disney estão repletos delas,claro que esta tese foi defendida por pastores evangélicos(o que,cá entre nós,é mais suspeito ainda ueheuehue),porém faz muito sentido,afinal nem tudo pode ser dito apenas para a compreensão do consciente,e de mais a mais,o insconciente é o que controla as emoções e o que ''manda'' de fato nas pessoas...

Enfim, o tema é polêmico...

mas muito interessante,você sabia que até os Beatles são apontados como uma banda que usou e abusou de mensagens subliminares?
(L)ucy in the (S)ky with (D)imonds( LSD)

Cebolitos... disse...

Pois bem, eu estou ciente que o Popeye é um maconheiro discarado.
Mas não o julgo por isso.
:D

Priscila Costa disse...

uma erva natural não pode te prejudicar. haha. Então,mas o Popeye comia o espinafre ''pela boca'' também...rs não era só pelo cachimbo oO. [super ''assistidora'' de popeye]. Mas a teoria é válida. e eu acho que esses caras da Disney se divertem fazendo essas coisas, isso sim...rs Rei Leão, Aladjin, e tantas outras paradas. é interessante, e engraçado. E cuidado, diz a Sra. Psicologia que inconscientemente isso influencia...vai saber! rs

=*

Filipe Carnage disse...

Aqui quem fala é o Filipe Carnage e eu nunca comi nem sequer uma folha de espinafre.

Rá! Eu já dizia isso à muito tempo: esse puto nunca me enganou!

Apesar de o Popeye parecer o "Cara-de-cu" (personagem conhecido pelos leitores de Preacher) como se tivesse tomado um tiro de escopeta na cara, só podia estar drogado mesmo para ficar se degladiando com o Brutus pela magrela-sem-graça-com-voz-estridente-mor Olivia Palito (que convenhamos, dava um mole pro Brutus que pqp...).

Outro que dava uma pinta de maconheiro fudida era aquele primo gordo do Popeye que sempre pedia uma grana emprestava pra comprar um Hamburguer e pagar na Quarta-feira.

Nem vou me alongar mais por que senão crio outro post dentro dos comentários e nem escrevo no Cerebelo na Brita, hehehe...

Inté mais dona moça!

Maggot Metalero disse...

Tem outra teoria a respeito do desenho, dizendo q seria uma espécie de representação da disputa entre socialistas e capitalistas. Popeye seria os estados unidos, brutus união soviética e a olívia a pobre américa do sul gritando por socorro, esperando o estados unidos lhe salvar... Faz total sentido