15.4.14

Tenho chorado demais
tenho sofrido pra cachorro
Ano passado eu morri, mas esse ano eu não morro. 
Belchior

3.4.14

Do Otimismo

Algo se mexeu por dentro e mandou voltar atrás.
Foi o sentimento de fúria pelo que perdeu, que motivou esse movimento. O Quanto deixou de saber?

Lembrou-se da fome inesgotável de si mesmo, de conhecer-se. Olhar-se a fundo.
E para isso fazia o caminho inverso. Investigava o mundo, via, ouvia, conhecia, investigava, aprendia.

Sobre si uma avalanche de responsabilidades e compromissos, além do inevitável cansaço, fizeram o improvável: Tiraram-lhe de si. Esquecendo da parte boa de ter coragem de ser quem era. Uma onda conduziu até o outro lado. Onde tudo era mais tenso e cansativo.

Mas quando acordou e abriu a janela viu um sol brilhante e um dia que convidava a viver. Resolveu então do dia pra noite reconstruir-se e fazer-se otimista.

Otimistas vivem mais, vivem melhor. Pensam mais leve, acreditam em si mesmos, investem no que faz bem.

Por um lado perdeu o medo de estar só, por outro viu um dia lindo. No todo conformou-se de fazer o melhor que pudesse para fazer-se feliz. Esperar que o dia mostrasse as surpresas que teria.

Não satisfeito com aquilo que se mexeu e deslocou tudo de lugar, o dia seguinte também foi lindo.

[Mentira! O dia seguinte foi uma merda]



É só olhar pra trás.É do passado que se começa. Tanta gente boa já ficou lá. Inclusive eu mesma. Como eu era uma pessoa melhor.. ah! dá até um remorso parar e pensar com carinho no assunto. Quantos princípios, ideias, objetivos e sonhos.. tudo deixado pra trás. Esquecido. Tudo porque eu desisti deles - por um motivo, ou por outro.- Só como alguém que sonha durante a noite, mas quando começa o dia... já foi. É só algo que se perdeu e não há nada a se fazer, como quando o mar leva alguma coisa. (E não vale pensar naquelas garrafas com cartinhas que, incrivelmente!, aparecem em algum lugar. Só pense em algo que simplesmente não será recuperado).Onde ficou toda parte boa de mim é a pergunta. Algo deu errado. No meio do caminho, algo saiu do plano, e ela simplesmente ficou lá, talvez com medo.Agora eu lido diferente. Não importa mais.Só me importa o que me vem. O que o mundo tem pra mim. Agora eu valorizo as pessoas e espero o que elas podem me ofertar.(E Porque não? O Homem é a melhor e a pior coisa desse mundo. É uma criatura no minimo interessante de se conhecer. E cada um é um universo único) _[No entanto, quanto mais se aproxima do todo, mais se distancia daquilo que era no início. E já é tão longe que não lembra mais. Qual era o começo? Como era, no primórdio, a essência vital?O fato é que, de tão afastada do ponto inicial, se dividiu em muitas coisas.-E Cada pouco que se conhece de cada uma dessas unidades, mais se absorve. Isso cresce, como a planta que recebe luz, pois cada raio de luz nos transforma em algo. E no futuro, se é que ele virá, olhará pra trás e verá mero reflexo do que acha que viveu um dia. E nada disso estará lá. Só ficam as coisas que acreditamos. O resto, é como se o mar tivesse levado.